(19) 3302-0306     |     contato@ctressencial.eco.br

Notícias

Descubra como fazer uma composteira caseira com minhocas e evite o desperdício 

Cascas, talos e folhas, esse são apenas alguns dos milhares de itens que ganham o lixo como destino na casa dos brasileiros. Não é atoa que por ano, o país produz pelo menos 37 milhões de toneladas de resíduos orgânicos, segundo a última pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE).

A pesquisa revela ainda que cada brasileiro produz cerca de 378 kg de lixo ao ano, o que corresponde a pouco mais de 1kg de resíduos por dia.  Se engana quem pensa que o descarte de lixo orgânico está relacionado apenas ao desperdício. 

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apontam que 51% dos resíduos domiciliares geram mais de 90 mil toneladas de resíduos orgânicos todos os dias. Sendo este, na maioria das vezes, destinados a aterros e lixões, gerando aumento nas emissões de gases de efeito estufa, além da poluição do ar, solo e água.

Para solucionar tantos problemas gerados pelo descarte indiscriminado do lixo orgânico, há uma solução simples e eficiente. Estamos falando da compostagem.

“Compostagem é a técnica de aproveitamento de diversos tipos de materiais orgânicos de origem vegetal que, por meio de um processo de fermentação aeróbica, se transformam no composto orgânico”, explica Adriano Gonçalves, superintendente da Essencial Aterro Sanitário/Industrial.

Composteira em casa!

É  possível construir sua própria composteira em casa e contribuir para a diminuição de gases poluentes no planeta. Para te ajudar, separamos 5 passos, confira:

Você vai precisar de:

  • 3 caixas plásticas com tampa, sendo duas com pequenos furinhos na parte de baixo e uma com um furo redondo na lateral
  • Lixo orgânico (como cascas de frutas e verduras, cascas de ovos, saquinhos de chá ou borra de café)
  • Serragem
  • Substrato para mudas
  • Uma torneira pequena de filtro

PASSO 1: Fixando a torneira

Lembra da caixa com furo redondo na lateral? Esse é o momento de usá-la. Você irá fixar a torneira no furo já existente, de forma que fique presa. Isso porque é por ela que os resíduos líquidos da composteira vão sair. Vale lembrar que essa caixa será a sua base.

PASSO 2: Rampa de salvamento

Antes de seguirmos, você precisa saber que sua composteira pode contar com a ajuda de algumas amiguinhas, as minhocas. “Elas são responsáveis por acelerar o processo de decomposição, especialmente as minhocas californianas. Sem as minhocas, uma composteira demora em torno de seis meses para gerar adubo orgânico, com elas o tempo cai pela metade, esclarece Adriano Gonçalves.

Caso você opte pela ajuda destas pequeninas, será necessário criar uma rampa de salvamento na primeira caixa. Para evitar que as minhocas escorreguem pelos furinhos das outras caixas, ficando presas na base de sua composteira. A rampa faz com que elas possam voltar para onde estão as suas amigas, garantindo o adubo. Nesse caso, a rampa pode ser feita com um tijolo, caco de vaso de barro ou pedaço de telha.

PASSO 3: Segunda caixa

Depois de construir a rampa, é hora de acrescentar a segunda caixa, aquela com  com os pequenos furos no fundo. É bem simples. Basta apoiar a caixa na base e misturar dentro dela o substrato e um pouco de serragem. Caso você use as minhocas, elas entram nessa etapa.

PASSO 4: Onde a mágica acontece!

É hora da última caixa! Nessa etapa você precisa apenas apoiar a terceira caixa em cima da segunda. Em seguida, acrescente um leito de substrato com um pouco de serragem, isto antes de entrarem os alimentos. Agora, adicione os resíduos orgânicos.

Lembre-se: quanto menores forem os resíduos, mais fácil se torna a alimentação das minhocas, e, consequentemente, mais rápido o processo de transformá-los em adubo.  Picar os alimentos antes de colocá-los na composteira é outra forma de ajudar nesse processo.

PASSO 5: De volta à terra

Em poucos meses o seu adubo estará pronto para nutrir o jardim ou a horta. Na parte de baixo da composteira você encontra também o adubo líquido, que irá sair pela torneira. Por ser concentrado, o indicado é calcular uma parte do adubo líquido para dez de água. Você pode utilizá-lo tanto na rega quanto borrifando as folhagens!