(19) 3302-0306     |     contato@ctressencial.eco.br

Notícias

Há algumas semanas, o mundo vivencia uma experiência inédita. Um vírus fez com que grande parte do planeta tivesse que se adaptar a uma nova rotina que, ainda que temporária, tem provocado preocupação e desconforto. Como medida de controle, foi aconselhado por órgãos competentes que comércios permaneçam fechados, shows, cinemas, teatros, qualquer evento ou aglomeração seja cancelado ou adiado. 

Porém, nossa subsistência depende de algumas instituições funcionando, como é o caso de mercados, hospitais e farmácias. É de conhecimento geral que tais locais se mantenham abertos, atentando para reforçar os cuidados necessários e evitar chances de contágio. 

Outro serviço relevante e nem sempre tão evidente na mídia, não paralisa seu trabalho durante a pandemia: os serviços de saneamento básico, que administram nossos dejetos, rejeitos e resíduos, são atores fundamentais na manutenção da limpeza e da saúde pública e essenciais para a preservação da nossa qualidade de vida. 

GESTÃO DE RESÍDUOS É ESSENCIAL

É por isso que a CTR ESSENCIAL, aterro sanitário licenciado, continua desempenhando a gestão de resíduos em sua destinação final na região de Piracicaba, mas, zelando pela saúde de seus colaboradores, tem adotado diretrizes de maior prevenção em sua operação. 

Diversos funcionários, por exemplo, tiveram suas férias adiantadas; o horário de almoço ganhou modificações e o uso do refeitório vem sendo feito em esquema de rodízio para evitar aglomeração. Além disso, EPIs foram reforçados e o protocolo de higiene ampliado. Tudo para minimizar a exposição dos trabalhadores, indispensáveis ao bem-estar coletivo.

Na área de coleta de resíduos, Leonardo Rosendo da Silva, gari do grupo AMPLITEC, explica: “Estamos tomando bastante cuidado, sempre levando máscara no caminhão, álcool em gel que a nossa empresa forneceu e que, inclusive, colocou um galão de água na lateral do caminhão pra gente sempre lavar as mãos”

Leonardo conta ainda que, em meio aos impactos negativos do vírus, os trabalhadores da limpeza urbana estão recebendo muitas manifestações de admiração e agradecimento da população. “Agradeço todo carinho que recebemos nas ruas. Ficamos muito felizes”, expressa ele.

COMO EU POSSO COLABORAR?

Aos cidadãos, nesta ou em qualquer época, fica a responsabilidade de fazer o descarte correto de resíduos. Mas, especialmente durante a pandemia, a orientação para quem está infectado ou com suspeita de infecção por coronavírus, é acondicionar seu lixo em saco muito bem amarrado, introduzi-lo em um segundo saco e reforçar o fechamento. Desta forma, evita-se que os coletores e demais colaboradores da área sejam expostos ao vírus. 

OBS: Os protocolos de cuidado individual estão embasados em recomendações de órgãos competentes e as medidas permanecem flexíveis para serem adaptadas de acordo com a mudança de cenário da doença. Até o fim deste período, os cuidados permanecem redobrados.