(19) 3302-0306     |     contato@ctressencial.eco.br

Notícias

O mundo já é digital, e democratizar o acesso às tecnologias da informação é uma forma de permitir a entrada de todos na sociedade do conhecimento. Mas, de quem é essa responsabilidade?

É claro que é importante e necessário contar com políticas públicas que previnam a exclusão digital, porém a mudança só é possível com a colaboração de vários atores, como acadêmicos, tecnólogos, a própria sociedade civil e, é claro, o setor privado.

Ciente da importância do tema, a CTR ESSENCIAL desenvolveu em janeiro de 2020 um programa interno de inclusão digital que não apenas capacita seus próprios colaboradores, como incentiva aqueles já qualificados a compartilhar seu conhecimento. É o caso do Wagner Guardia, assistente de laboratório que ministra as aulas de inclusão digital para seus colegas de trabalho.

O curso tem a duração de 30 horas, e para conquistar o certificado os colaboradores precisam cumprir a carga horária de 85%. Atualmente, a turma é composta de 6 colaboradores, porém o objetivo é ampliar o projeto assim que possível para atender mais interessados.

A iniciativa surgiu pensando no fato de que a inclusão digital e o combate à exclusão social e econômica andam lado a lado. Além disso, para o Eng. Adriano Gonçalves, gerente geral e idealizador do projeto, oferecer a qualificação e encorajar o voluntariado interno trata-se de uma ação de responsabilidade social, que cada vez mais deve estar presente nos ideais da sociedade.

Vale ressaltar que a iniciativa vai de encontro a uma das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) proposta pela ONU, no caso a ODS 10 que prevê a redução das desigualdades nos países e entre eles.

Os benefícios são vários. Além de preparar o colaborador para as rotinas e tarefas informatizadas, o investimento em um programa de inclusão digital melhora a autoestima e a imagem do profissional junto aos seus colegas, fornecedores e a comunidade. Mais do que isso, enquanto os colaboradores qualificados se abrem para um novo mundo de oportunidades, a empresa consegue estimulá-lo no trabalho, aumentando, inclusive, o seu comprometimento e desempenho.

Esse é apenas um dos projetos visados pela CTR ESSENCIAL para 2020. A empresa estuda a implantação de diversas novas ações internas e externas, sempre com o objetivo de promover relações mais produtivas, sustentáveis e humanas, visando a capacitação de sues colaboradores e o ideal do bem que você faz ao outro com o voluntariado retornará em dobro para você.